Itacaré: 10 dicas do que fazer !

Atualizado em 3 de outubro de 2023 - Aproveite o feriado de 12 de outubro em Itacaré!

Atualizado em 3/10/23 –  Itacaré é um destino completo, um paraíso na Bahia cercado pelo azul do mar e o verde da mata atlântica. Bastante conhecidas por suas praias, muitas ainda desertas, quase selvagens, a pequena cidade também tem uma lista enorme do que fazer quando o assunto é ecoturismo, turismo rural, gastronomia, arte, cultura, badalação e história. A gente separou 10 dicas para você se inspirar para sua próxima viagem!

 

1.Praias

Camboinha – FlaviaC, CC BY 3.0 via Wikimedia Commons

Nada menos que 14 praias fazem a fama da cidade! As urbanas podem ser conhecidas a pé, num roteiro de um dia. Mas são as mais afastadas, escondidas em pequenas trilhas, que vão te encantar.

2.Cachoeiras

Prepare o tênis, a roupa de banho, o protetor solar e reúna os amigos para desbravar trilhas e experimentar um bom banho em uma das cinco cachoeiras de Itacaré. Dá para fazer um roteiro de causar inveja no seu feed. Procure agências de turismo da região – todas oferecem os passeios – e divirta-se!

3.Esportes de aventura

Rafting no Rio de Contas é pura aventura!

Com sua geografia formada por matas, rios, cachoeiras, manguezais e um mar imenso, Itacaré é a terra prometida para amantes do ecoturismo e do turismo de aventura. Se tudo começou com o surf, hoje a variedade de práticas é para todos os gostos – vai de trilhas na mata a voos de parapente, rafting, rapel, caiaque, trekking, mountain bike e o que mais a coragem deixar.

 

4.Gastronomia

Uma das boas surpresas de quem conhece Itacaré é a diversidade e qualidade de seus restaurantes.Assim, além de uma comida baiana sensacional, dá para encontrar cozinha italiana, mineira, árabe, europeia, japonesa, vegetariana, hamburguerias, panquecarias, sorvete artesanal, tapiocarias e até doces libaneses! Uma voltinha pela cidade e você vai ter as melhores opções para escolher.

5.Turismo de experiência

Um dia na roça de cacau

O chamado turismo de experiência acontece em Itacaré através de visitação às antigas fazendas de cacau da região. No passeio, dá para conhecer o legado cultural desse fruto e a fabricação do seu produto mais cobiçado, o chocolate, obtido da moagem dos caroços secos em processo industrial ou caseiro.

6.Birdwatching

Na enorme lista do que fazer em Itacaré, a primavera acrescenta mais uma: o turismo de observação de aves. A região é rica em diversas espécies e perfeita para a observação das aves em seu habitat, sem interferências. A ordem é entrar pela mata, apreciar o verde e os passarinhos com muito respeito.

7.Observação de Baleias

Baleias jubarte dão espetáculo em Itacaré

De julho a outubro, a Bahia recebe as baleias jubarte migrantes dos mares gelados. Itacaré é um ponto para observação dessas criaturas incríveis. Várias agências fazem o passeio, que é adequado para todas as idades.

8.Agito noturno

A noite em Itacaré acontece na Rua Pituba e na Passarela da Vila, uma quase extensão da outra. Ambas abrigam barzinhos, restaurantes, lojinhas, sorveterias, galerias de arte. Sempre tem música rolando, gente bonita passeando, muita risada e descontração.

9.História 

Igreja São Miguel tem 300 anos de história

Itacaré guarda a herança dos diferentes períodos históricos que atravessou. Vale passear pelas ruas da cidade observando os casarões dos senhores do cacau, como é o caso do Casarão Verde, Casarão Azul e Casarão Amarelo. Visite um exemplar ainda mais antigo legado pela cidade – a Igreja Matriz São Miguel Arcanjo que tem quase 300 anos e é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

10. Agenda cultural

Por sua vocação turística, a cidade sempre procura oferecer uma agenda de eventos, como festivais  gastronômicos, shows musicais, apresentações de dança e manifestações da cultura local. Pesquise o que tá rolando quando for viajar. 

 

Compartilhe esta publicação: