4 praias para o verão em Itacaré

Verão chegando e todo mundo quer praia! Em Itacaré, essas quatro vão roubar seu coração num roteiro de um dia: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho.

O sol forte da Bahia é um convite para dias inteiros na praia. E na pequena cidade de Itacaré elas são muitas e lindas. Além das praias urbanas, com acesso fácil a pé, tem praias mais afastadas, com visuais incríveis e trilhas pela mata para chegar.  Olha só esse roteiro de 4 praias que dá para fazer num dia,  aproveitando bem cada lugar.

O acesso para todas começa na estrada Itacaré-Ilhéus, km 12 da BA 001 – você pode ir com seu carro, ônibus, táxi ou contratar uma agência que guie o passeio completo. A indicação da entrada fica bem à vista.

Engenhoca – Foto: Marinelson Almeida via Wikimedia Commons

Praia da Engenhoca 

Praticamente deserta, o acesso é por meio de uma trilha de cerca de 20min no meio da mata fechada. Algumas barracas vendem bebidas e tapiocas, mas não espere grande estrutura. Um pequeno rio desemboca na areia da praia, ou seja, você também tem a opção de nadar na água doce.

Paisagens lindas te esperam! Foto: MARIA, via Wikimedia Commons

Praia do Havaizinho

O trecho inicial é o mesmo da Engenhoca até uma bifurcação para a esquerda. Ao todo são 15 minutos de caminhada e durante o trajeto você vai encontrar um mirante com uma incrível vista da região. É cheia de coqueiros e tem ondas fortes, por isso os surfistas adoram ir lá.

Praia de Camboinha 

Distante 400m da Havaizinho, a trilha até Camboinha fica no canto direito da praia, subindo um caminho visível pelas pedras. Essa trilha é costeira e ótima para fotos. Sem nenhuma estrutura de barraca ou ambulantes, a praia é um convite à contemplação e ao silêncio.

Vista na trilha para Itacarezinho. Foto: Marinelson Almeida – via Wikimedia Commons

Praia de Itacarezinho  

É a mais conhecida e melhor infraestrutura. Inclusive, você pode começar seu roteiro por ela e fazer o caminho inverso.  A parada é no km15 da mesma estrada. Saindo de Camboinha, a trilha começa na ponta da direita, subindo pelo riozinho. É bem visível e marcada.  Logo, logo já se chega a um mirante que vai te tirar o fôlego com a vista espetacular. As barracas têm um cardápio bem variado – só fique de olho nos preços que podem assustar…

Compartilhe esta publicação: