Faça seu roteiro de cachoeiras em Itacaré com essas cinco dicas! É escolher onde ir, preparar o tênis, a roupa de banho e dar bons mergulhos em meio ao verde da mata atlântica.
Cachoeira de Noré
Com uma queda de 15 metros, é propícia para a prática de rapel. Chega-se a cachoeira cruzando o Rio de Contas – o ponto de saída para travessia de barco é em frente a Vila Rosa, no distrito de Taboquinhas. Procure por seu Antônio Martins para fazer a visita. E acrescente o almoço delicioso de Dona Bezinha no pacote.
Cachoeira do Tijuípe
O acesso é pela rodovia BA-001, entre Itacaré e Serra Grande, e geralmente as operadoras de turismo fazem esse roteiro junto com a trilha das 4 praias. A cachoeira possui uns 4m de altura por 15m de largura, com uma piscina natural. Fica dentro de uma propriedade privada e tem restaurante no local.
Cachoeira do Cleandro
A cachoeira se encontra dentro de uma fazenda que possui roça de cacau, cravo e criação de guaiamum e o acesso é somente pelo Rio de Contas, de barco, canoa ou stand up. São 3 quedas com uma piscina natural deliciosa.
Cachoeira da Usina
Esse passeio é somente a pé, com trilha iniciando a 10 km do centro de Itacaré. Você vai percorrer trechos de Mata Atlântica em marcha leve, por uns 15 minutos, até chegar. Se quiser seguir adiante, passe pelo manguezal e conheça a linda praia de Jeribucaçu.
Cachoeira do Bom Sossego
A entrada fica no KM 08 da Rodovia BA 001 Itacaré x Ilhéus. É uma área privada, com restaurante simples que serve uma galinha ao molho pardo de dar água na boca. A cachoeira é pequena comparada às outras, mas vale conhecer o lugar.